Mesmo sem suspensão

21 de Novembro de 2009 | 31 da Armada

Diz que o professor, afinal, não vai fazer greve. Mesmo sem suspensão da avaliação.

sobre o autor

Vasco Campilho tem 32 anos e vive em Lisboa. É militante do PSD e membro da Plataforma Construir Ideias. Participou nos blogs O futuro é agora, Atlântico, Eleições 2009 (Público), Câmara de Comuns e Papa MyZena. Actualmente, escreve no 31 da Armada e no Aparelho de Estado (Expresso).

Todos os artigos de Vasco Campilho

{ 6 comments }

1 Luis Melo 22 de Novembro de 2009 , 2:10

No dia em que sai uma noticia dizendo que “Marcelo deve avançar em Janeiro“, vem imediatamente a resposta por parte de Marco António Costa pedindo “marcação imediata de eleições directas no PSD“. Objectivo? Tirar margem de manobra ao professor.

Marco António é presidente da maior distrital do partido. Tem grandes responsabilidades no partido. Nos últimos anos foram-lhe dados papeis de relevo. Foi secretário de estado no governo de PSL, foi-lhe confiada a representação do partido num programa da RTP, etc.

Não deveria ter ele mais contenção? Mais fair play? Um democrata aceita qualquer adversário. Não deveria pensar ele mais nos interesses do partido e do país, do que em quaisquer outros interesses de facção? Eu penso que sim. Estas atitudes é que são verdadeiras facadas no PSD.

2 Vasco Campilho 23 de Novembro de 2009 , 2:58

Pois é, Luís. Só que Marcelo volta a dizer que não é candidato. E defende eleições em Janeiro, também. Um perigoso passoscoelhista, pela certa.

3 Luis Melo 24 de Novembro de 2009 , 1:11

Vasco, quanto ao Professor, nem sei porque ainda perdem tempo a perguntar-lhe se quer ser candidato. O Prof. gosta é disto, de ser o centro das atenções. Na minha opinião, não tocar no assunto durante uns dias/semanas acelararia o processo final da decisão dele. Ou sim, ou não. Já estou farto de ver este tabu… nunca gostei de tabus.

Mas não respondeste a nenhuma das minhas perguntas. Não concordas comigo?

4 Vasco Campilho 24 de Novembro de 2009 , 12:13

Não concordo nada. Começando pela premissa. Dizes que o objectivo [de Marco António Costa é] tirar margem de manobra ao professor. A mim parece-me que o Presidente da Distrital do Porto simplesmente compreendeu aquilo que eu já tinha antecipado aqui e que entretanto se tornou evidente: o PSD está sem direcção nacional. Convinha eleger uma.

Dizes que Marco António Costa deveria aceitar qualquer adversário. Mas MAC não é candidato – que eu saiba – à presidência do PSD. Já Marcelo só se candidata se não tiver adversário. Que falta de fair play do professor.

Dizes que Marco António dá facadas no PSD com a sua atitude de pedir a antecipação de eleições. Mas a verdadeira facada foi dada por quem colocou nas mãos do engº Sócrates a marcação das nossas eleições, subordinando as directas à discussão do Orçamento. Já se percebeu que o PS não tem pressa nenhuma de ter uma nova liderança da oposição, quando pode não ter nenhuma durante mais alguns meses. Prova de que a antecipação das eleições é a atitude mais avisada é que o próprio Marcelo Rebelo de Sousa a defende.

Numa coisa estou de acordo contigo: estou farto de tabus. Mas penso que no caso do prof. Marcelo o tabu está na cabeça de quem quer que ele se candidate. Porque na boca dele é tudo muito claro: ele não se candidatará. Estranho que quem o apoie dê tão pouco crédito às suas palavras (não me refiro a ti, bem entendido).

5 Luis Melo 25 de Novembro de 2009 , 13:56

Não te referes a mim, nem podes. Eu não sou apoiante de MRS. Nem poderia ser, porque ele não é, nem será candidato.

Tal como escrevi hoje no meu blogue:
Concordo com MAC. Existe de facto uma pseudo-elite em Lisboa que continua a querer mandar no partido. E para essa pseudo-elite vale tudo para se manter no poder. Até “comer os próprios filhos”.

Mas se MAC está tão preocupado com o futuro do partido, o melhor contributo que pode dar, para já, é conter-se nas críticas e lutas internas.

Respeitar o voto dos militantes em 2008 e os estatudos que dão mandatos de 2 anos à CPN. Se acha que esta está a fazer um mau trabalho que o diga em CN ou até mesmo à presidente. Afinal de contas ele é Presidente da maior Distrital do PSD.

Agora, se MAC (e outros mais) está apenas preocupado em deitar abaixo as pseudo-elites de Lisboa, para colocar lá outras pseudo-elites, então vai no bom caminho. Não tem é o meu apoio, nem a minha concordância, nem o meu silêncio.

6 José Miguel Ramos Ferreira 26 de Novembro de 2009 , 2:06

Caro Vasco Campilho penso que é a primeira vez que escrevo neste seu espaço, embora já tenha escrito num dos seus posts @31daarmada. Em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns por este espaço que é uma boa maneira de aproximar a política dos portugueses.
Sou um jovem social-democrata e concordo com diversas opiniões suas. No entanto existem coisas nas quais não me posso rever. As constantes guerras internas é que têm destruído o PSD. Não concordei com a exclusão de Pedro Passos das listas mas também entendo que Pedro Passos tem culpa. O PSD vive de guerras internas e ultimamente o Pedro Passos e a sua equipa, na qual o incluo, têm criado mais instabilidade do que futuro. O Pedro Passos , tal como o Vasco, têm um óptimo futuro pela frente, mas na minha opinião falta ao Pedro experiência para o que todos precisamos, no PSD e em Portugal. Falta-lhe equilíbrio programático , basta pensar no caso da CGD. Isso são coisas que teria ganho se em vez de lutar contra o Partido, tivesse lutado com o Partido.
Penso que em relação ao Prof. Marcelo, quem está neste momento com medo é o Pedro Passos e a sua equipa. Vocês é que estão a dar força ao tabu e ao nome Marcelo. São vocês, com a vossa implicância que aumentam o poder do professor dentro do PSD. Marcelo é um nome forte. Marcelo é um nome ganhador. Todos vós sabem isso e por isso têm reagido desta forma ao nome dele.
Penso que em vez disso, em vez da luta contra Marcelo, em vez do medo da sua candidatura , todos vós deviam apresentar uma linha programática definida ao PSD. A vossa linha. E depois deviam esperar serenamente pelo aparecimento ou não de outro candidato. O PSD está saturado de discutir lideres. O PSD precisa de discutir ideias. Antes de acabar refiro que espero que todos vós, no caso de perderem, não caiam no mesmo erro de fazer uma direcção fantasma. Todos juntos somos poucos e pior que qualquer Marcelo ou Passos Coelho será sempre um Sócrates.
Espero que não veja mal no meu comentário, como lhe disse concordo com muito do que diz. Penso que é um grande jovem Social Democrata. Com um brilhante futuro à frente.
PAZ , PÃO , POVO E LIBERDADE.

Comments on this entry are closed.